Título: Foco no Norte-Nordeste
Autor: Souto, Isabella
Fonte: Correio Braziliense, 15/07/2009, Política, p. 8

Deputados federais das duas regiões anunciam apoio à pré-candidatura de Aécio Neves

Governador mineiro articula apoio nos locais onde é menos conhecido

Na corrida pela sucessão presidencial do ano que vem, o governador Aécio Neves (PSDB) garantiu ontem duas armas para fortalecer o nome nas regiões onde é menos conhecido: Norte e Nordeste. No início da tarde, recebeu apoio de parte dos 56 deputados federais que representam o Norte brasileiro ¿ pelo menos 20 já teriam aderido ao movimento Pró-Norte em apoio à sua candidatura, lançado ontem em Belo Horizonte durante visita de parlamentares ao governador tucano. Mais tarde, foi comunicado por deputados da Bahia que será homenageado em 27 de agosto em Salvador, com o título de cidadão honorário. Homenagem semelhante será conferida pela Assembleia Legislativa do Acre, Pará, Paraíba e Sergipe.

No encontro de ontem, os parlamentares pediram ao governador que, caso seja eleito presidente do Brasil, implemente políticas para a Amazônia ¿ que, segundo eles, teria sido esquecida durante a gestão de Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Esse, aliás, é um dos motivos pela preferência pelo governador de Minas em detrimento de José Serra, outro pré-candidato do partido. ¿São Paulo não conhece a realidade da Amazônia¿, afirmou o deputado Davi Alcolumbre (DEM-AP), que preside os democratas no Amapá.

Simpatia por Minas

Na campanha pela vitória nas prévias do PSDB contra Serra, Aécio já se reuniu com representantes do PP, PR, DEM, PPS, PTB, PSB, PDT, PV e parte do PMDB. Dos verdes, ouviu que há uma ¿grande simpatia por Minas e pelo seu trato com o meio ambiente¿. Foi aliás um deputado do PV, Ciro Pedrosa (MG), quem levou os colegas do Norte ao Palácio das Mangabeiras no início da tarde de ontem.

O PSB também torce para que o governador mineiro seja o cabeça de chapa nas eleições de 2010, embora tenha o deputado federal Ciro Gomes (CE) como pré-candidato à sucessão de Lula. Há cerca de quatro meses, em visita a Belo Horizonte, ele sinalizou que poderia abrir mão de sua candidatura para beneficiar o tucano. Em junho, o presidente nacional licenciado do PDT, Carlos Lupi, deixou claro que uma vitória de Aécio nas prévias ¿muda o quadro eleitoral¿. Oposição ao Planalto, o PPS promete se aliar ao PSDB, seja quem for o candidato.