Título: População ajuda polícia a localizar armas
Autor: Werneck, Antônio
Fonte: O Globo, 30/11/2010, Rio, p. 18

Disque-Denúncia bate recordes de ligações

A distribuição de 10 mil panfletos, incentivando os moradores dos morros da Penha e do Alemão a passarem informações à polícia, surtiu efeito imediatamente. Segundo o capitão do 16º BPM (Olaria) Marcus Vinícius Lima, a população ajudou a polícia ontem a achar um dos paióis dos traficantes da Vila Cruzeiro. Em um barraco, na Vacaria, no alto do morro, foram encontradas 41 granadas, 18 pistolas, cinco metralhadoras, um fuzil e três espingardas. Entre o armamento, estava uma pistola Desert Igor, de calibre .50. Fabricada em Israel, ela pesa cerca de três quilos.

- A apreensão dessa pistola .50 chamou a nossa atenção. É o mesmo calibre das metralhadoras dos blindados da Marinha - comentou o capitão Lima.

A mobilização da sociedade está batendo recordes de ligações ao Disque-Denúncia. Até 18h de ontem, a central recebeu 645 telefonemas, sendo 441 sobre a crise nas favelas. Desde o dia 20 deste mês, o total chega a 6.787 (3.630 a respeito do Alemão e da Vila Cruzeiro).

- Nosso recorde é de pouco mais de 12 mil ligações num mês. Só em novembro, já temos 11 mil. Se recebíamos cerca de 400 chamadas por dia, hoje o total diário está na casa de mil. Nossa expectativa é, na pior das hipóteses, igualar o número histórico. A população está atenta a tudo - contou o coordenador do Disque-Denúncia, Zeca Borges.