Título: Lula elogia clã Sarney e se irrita com jornalista: Você tem de se tratar
Autor: Carvalho, Jailton de
Fonte: O Globo, 01/12/2010, O País, p. 10
Presidente volta a dizer que não fará indicações para o governo Dilma
ESTREITO (MA). Numa visita ao canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Estreito, ontem no Maranhão, onde fechou simbolicamente a primeira das 14 comportas da usina, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou que não se envolverá na formação do governo de Dilma Rousseff. Com o aperto de botão, Lula fechou a 1ª das 14 comportas da usina para encher o reservatório. A produção de energia só começa em fevereiro.
Em meio a mais uma crise entre o PT e o PMDB em torno da composição do alto escalão federal, Lula fez uma defesa enfática do presidente do Senado, José Sarney (AP), líder do grupo pemedebista mais afinado com o governo. Sarney já garantiu o retorno de seu apadrinhado, o senador Edison Lobão (PMDB-MA), ao comando do Ministério de Minas e Energia.
Lula enalteceu o papel político do presidente do Senado ao ser perguntado por um repórter se estava no Maranhão para agradecer o apoio dado pela "oligarquia dos Sarney" ao longo de oito anos e à campanha de Dilma. Lula criticou o jornalista, mas disse que, sem dúvida, agradece a ajuda do mais antigo político em atividade no país.
Segundo Lula, Sarney é presidente do Senado, foi eleito pelo voto popular e, por isso, deve ser respeitado como qualquer outro político:
- Uma pergunta preconceituosa como esta é grave, para quem está oito anos cobrindo Brasília. Demonstra que você não evoluiu nada. É uma doença. O Sarney colaborou muito para a institucionalidade. Eu não sei por que o preconceito. Você tem de se tratar. Quem sabe fazer psicanálise.
O presidente visitou Estreito na companhia da governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB). Na entrevista, voltou a dizer que não fará indicações para o governo Dilma. Segundo ele, ela deve dar a palavra final sobre cada nome escolhido:
- A Dilma tem que montar um governo de acordo com as articulações políticas que fizer e, na dúvida, quem decide é a consciência dela. A partir de primeiro de janeiro, o que der certo todo mundo vai querer ser dono. O que der errado, vai ser só nas costas dela.
Dilma acolheu várias sugestões de Lula para o Ministério, mas o presidente negou a autoria das indicações, elogiando as escolhas confirmadas.
- Ela indicou companheiros que foram ministros junto com ela. Ela convive com eles há muito tempo. Você queria que ela convidasse o José Serra (candidato tucano à Presidência) para ministro da Economia ao invés do Guido, que é parceiro dela? - disse Lula.
Estreito é a terceira maior hidrelétrica em construção no país. A usina terá capacidade de produzir 1.087 MW de energia. As obras estão orçadas em mais de R$4 bilhões.