Título: Brasil é o menos competitivo dos Bric em inovação
Autor: Paul, Gustavo
Fonte: O Globo, 01/12/2010, Economia, p. 34

Pesquisa da CNI mostra país à frente na América Latina

BRASÍLIA. O Brasil está longe de ser competitivo em Ciência e Tecnologia (C&T), se comparado a 13 países com os quais concorre diretamente no cenário internacional. Levantamento inédito da Confederação Nacional da Indústria (CNI), antecipado ao GLOBO, mostra que o país está em 8º lugar neste ranking, atrás de Rússia, Índia e China (que com o Brasil formam os Bric), mas à frente das principais economias latino-americanas (Chile, Argentina, México e Colômbia).

- A agenda pública de inovação poderia estar mais avançada - analisa o diretor de Operações da CNI, Rafael Lucchesi.

O levantamento faz parte de um amplo estudo sobre a competitividade brasileira, que analisou oito categorias - do volume de recursos e o apoio governamental à capacidade de inovação das empresas - que será divulgado hoje, no 5º Encontro Nacional da Indústria.

Os dados mostram que o setor privado gasta menos do que deveria em políticas de inovação. E, nos países que estão à frente do Brasil, como Coreia do Sul, China, Canadá e Austrália, as políticas públicas estimulam a inovação privada. Mas o Brasil tem potencial inovador: aparece em 5º lugar em capacidade de criar novos produtos, atrás de Coreia, Canadá, China e Austrália.