Título: Lobby dos artistas por Juca
Autor: Jungblut, Cristiane; Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 02/12/2010, O País, p. 4

Almoço no Rio reúne 150 pessoas em apoio a ministro da Cultura

Cerca de 150 artistas e representantes da área cultural estiveram ontem à tarde num almoço em favor da permanência de Juca Ferreira à frente do Ministério da Cultura (MinC). Entre os presentes estavam Fernanda Abreu, Chacal, Nelson Sargento, Perfeito Fortuna, Roberto Frejat, Isaac Karabtchevsky, Jorge Mautner e Ernesto Piccolo. Outros que não puderam ir mas enviaram manifestação de apoio foram Domingos Oliveira, Adriana Rattes, Angela Leal, Aderbal Freire-Filho, Dira Paes, Heloísa Buarque de Hollanda e Flávio Tambellini.

- Esse é o ministério mais disputado no momento. Tem 22 nomes concorrendo a essa vaga - disse Ferreira.

O ministro revelou que no máximo em sete ou oito dias vai ser definida sua permanência. Ele justifica seu trabalho:

- O que fizemos está além da cultura. É na direção da política do país. Em qualquer Enem do governo a gente passa.

O ex-ministro Gilberto Gil concordou:

- As pessoas estão aqui pelo que já foi feito, pelo que está sendo feito e pelo que ainda está para ser feito. E, por isso, não será nada difícil e absurdo Dilma se inclinar pela permanência de Juca. E espero que ela o faça.

Fernanda Abreu, uma das organizadoras do evento no restaurante Nova Capela, na Lapa, disse:

- Queremos o MinC fora das disputas partidárias. Todo mundo que está aqui hoje vê um avanço na gestão Juca-Gil. Quero dizer também que este não é um recado de pressão para a presidente. Pelo contrário, ela vai se sentir confortável em saber que a decisão que ela tomar neste sentido tem o mais amplo apoio do mundo artístico.

O ministro também frisou que, para ele, atos como este não poderiam ser vistos como forma de pressão sobre Dilma.

- Na Bahia, em Minas e em São Paulo, tive manifestações favoráveis da cultura como um todo, da arquitetura, da música, da moda, do design, de parlamentares do PT e outros partidos, de vários prefeitos - disse.

No encontro, Ferreira primeiro ouviu os artistas para depois falar. Sobre direitos autorais, ele reconheceu que ainda há muitas falhas, mas que, se ficar, vai continuar consultando os artistas.

Ferreira, que está licenciado do PV, disse que decide até julho se fica no PV.

MINISTRO ANUNCIA VENCEDORES DA ORDEM DO MÉRITO CULTURAL no Segundo Caderno