Título: Indústria puxa para baixo
Autor: Nunes, Vicente
Fonte: Correio Braziliense, 15/07/2009, Economia, p. 13

O bom desempenho das vendas no comércio varejista apontado pelo IBGE certamente não está sendo impulsionado pelos trabalhadores da indústria. Como segmento mais afetado pela crise econômica mundial, a massa salarial real na indústria apresentou redução de 0,9% em maio em relação a abril, segundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Foi a quinta vez seguida de queda. Em relação ao mesmo mês do ano passado, a retração é ainda mais expressiva: 4,7%.

De acordo com a CNI, o que explica tamanho tombo na massa salarial dos trabalhadores da indústria é a redução do emprego pelo sétimo mês consecutivo até maio, desconsiderando os efeitos sazonais do mês. Entre janeiro e maio de 2009, o emprego na indústria recuou 3,8% e, em relação a maio de 2008, a diminuição foi de 4,1%. A CNI constata que o emprego caiu em 17 dos 19 setores industriais pesquisados em maio. Apenas os segmentos de alimentos e bebidas e de minerais não metálicos não reduziram o emprego.

Em contrapartida, o faturamento real em maio cresceu 4% em relação a igual mês de 2008. Desconsiderando os efeitos sazonais, a receita aumentou 1,1% em maio no confronto com abril. Segundo o economista Jorge Braga, do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas, a Sondagem Industrial também percebe ligeira recuperação da indústria. No último mês de 2008, 15,5% das empresas admitiam contratar, enquanto 32,5% falavam em demitir. Em junho, 35,7% já manifestavam interesse em contratar enquanto que 11,5% ainda pretendiam demitir. ¿A indústria vem se recuperando gradualmente, em ritmo fraco. Mas o ambiente já é melhor do que em dezembro¿, conclui.