Título: Patriota é cumprimentado como ministro
Autor: Camarotti, Gerson; Lima , Maria
Fonte: O Globo, 03/12/2010, O País, p. 4

Embaixador aposentado quebra protocolo e parabeniza colega

Em discurso na terceira Conferência das Comunidades Brasileiras no Exterior, ontem no Palácio do Itamaraty, o embaixador aposentado Jerônimo Moscardo quebrou o protocolo e parabenizou Antônio Patriota, atual secretário-geral do Itamaraty, por ele ter sido escolhido o ministro das Relações Exteriores de Dilma Rousseff, em substituição a Celso Amorim. Patriota, segundo relato de embaixadores, ficou sem graça e deu uma risada discreta, já que o nome dele não foi confirmado oficialmente pela presidente eleita. Seja como for, após o pronunciamento de Moscado, embaixadores e diplomatas presentes aplaudiram Patriota.

O embaixador Eduardo Gradilone, subsecretário-geral das Comunidades Brasileiras no Exterior, afirmou que Patriota lhe disse não ter recebido convite de Dilma para assumir a pasta.

- Quando embaixador Jerônimo Moscado fez a brincadeira, o secretário-geral foi bem discreto - disse Gradilone.

Embaixadores contaram que Moscado, valendo-se do fato de estar aposentado, fez a brincadeira, já que não poderia ser punido pela "indisciplina" de dizer que Patriota será o próximo ministro das Relações Exteriores.