Título: 'Não vou parar de fazer política', diz presidente
Autor: Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 03/12/2010, O País, p. 9
Lula confirma que vai criar instituto dedicado a levar projetos para África e América Latina
BRASÍLIA. Em entrevista a rádios comunitárias, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva contou ontem sobre como pretende se comportar, após deixar o Planalto, no dia 1º de janeiro. Confirmou que vai criar um instituto para levar experiências adotadas em seu governo para países da África e da América Latina:
- Tenho de me mancar. Eu já fui presidente. Agora é a vez de ela (Dilma Rousseff) ser presidente. Eu vou ter de ficar um pouco de fora para depois eu pensar o que vou fazer. Eu não vou parar de fazer política. Só tenho de tomar cuidado para não ficar fazendo oposição ao governo, porque a vida inteira fiz oposição, então preciso me mancar - declarou.
Após descansar por um período não determinado - "e de poder tomar uma cervejinha em paz, sem a presença de fotógrafos", como disse às rádios -, Lula afirmou que o instituto ao qual pretende se dedicar ainda não tem formato definido. Contou que se dedicará a formá-lo depois de umas férias. Adiantou que deseja viajar o Brasil e o mundo e ser um "agente motivador da sociedade".
- É isso que aprendi a fazer e acho que temos de ser um motivador da sociedade. Antes eu quero descansar. O Franklin (ministro Franklin Martins) vai me convidar para passar uns dias com ele no Espírito Santo, numa boa praia, comer um lagostim, poder tomar uma cervejinha gelada sem o medo de alguém estar fotografando.
Ele se comprometeu mais uma vez a não interferir no governo Dilma:
- Vou ser um bom ex-presidente da República, sem atrapalhar quem estiver governando este país.