Título: Ibope: 82% da população confiam na polícia
Autor: Vasconcellos, Fábio
Fonte: O Globo, 03/12/2010, Rio, p. 20

Pesquisa revela que moradores aprovam e estão otimistas com ações de governo, mas muitos ainda não se sentem seguros

Uma pesquisa do Ibope, feita entre sábado passado e segunda-feira desta semana, mostra que 88% dos moradores do Rio aprovam as medidas do governo para conter os ataques dos bandidos. Segundo o levantamento, 82% da população confiam na capacidade da polícia de reprimir as ações dos criminosos, enquanto 93% são favoráveis à participação das Forças Armadas nas operações.

O Ibope ouviu 1.000 pessoas por telefone e, de acordo com o instituto, a capital tem o maior índice de aprovação das medidas de combate aos traficantes: 90%. Na Baixada Fluminense, o apoio chegou a 88%, e no interior do estado, a 86%. Os dados por grau de instrução indicam uma aprovação maior de moradores com ensino superior (92%), seguido daqueles com ensino médio (89%), de 5 ª a 8ª série (86%) e até a 4ª série do ensino fundamental (85%).

Há diferenças por renda familiar. Entre as famílias que ganham mais de cinco salários mínimos, a aprovação foi de 92%, pouco mais do que os 91% observados nas que recebem entre dois e cinco salários. Entre as que têm renda familiar de um a dois salários, a aprovação foi de 86%. Na faixa de até um salário, foi de 80%.

Quando perguntados sobre o grau de segurança obtido com as medidas, 50% dos moradores que estudaram até a 4ª série do ensino fundamental afirmam estar seguros ou muito seguros. Para aqueles com ensino superior, por exemplo, o percentual foi de 37%. E de 38% para os que têm até o ensino médio.

Segundo o Ibope, em relação à expectativa para o desfecho do conflito, 72% dos entrevistados estão otimistas - sendo que 20% se sentem totalmente otimistas; 16% dizem que não estão nem otimistas nem pessimistas; e 10% se sentem pessimistas. Apesar de a maioria dos dados ser positiva, a diretora executiva de marketing e novos negócios do Ibope, Laure Castelnau, destaca que um índice chamou atenção. Apesar da ampla aprovação das medidas, 30% dos moradores ainda se sentem inseguros, e 26% nem seguros, nem inseguros. O percentual dos que se sentem seguros ou mais seguros foi de 41%.

- É bastante elevada a aprovação e o apoio às ações das autoridades, em todas as camadas da população, independentemente de renda ou escolaridade. Mas é importante atentar que ainda é relativamente baixa a sensação de segurança, demonstrando que a evolução deste sentimento dependerá do desenrolar das ações. Porém, há otimismo com o desfecho desses acontecimentos - ressalta Laure.