Título: Focos de mosquito da dengue são alvo de denúncias na rede
Autor: Lima, Ludmilla de
Fonte: O Globo, 07/12/2010, Rio, p. 17

No Twitter @ILEGALeDAI, preocupação com nova epidemia

NO ALTO de um prédio em Laranjeiras, água acumulada preocupa

PISCINA DO Clube Radar abandonada: potencial foco de mosquitos

O verão vem chegando, e, com ele, o fantasma de uma nova epidemia de dengue no Rio. Preocupados com o risco, seguidores do @ILEGALeDAI têm enviado pelo Twitter denúncias de potenciais focos de Aedes aegypti na cidade. O designer Claudio Rodrigues (@claudiocrode) avisou pelo Twitter que a piscina do Clube Radar, na Rua Marechal Mascarenhas de Moraes, em Copacabana, está abandonada e acumula água. Em Laranjeiras, a jornalista Márcia Ruiz (MarciaCRuiz) reclama, há mais de dois anos, da água represada no alto de um prédio na Rua Professor Ortiz Monteiro, número 104.

Pelo índice de infestação do mosquito da dengue no município, a população deve mesmo ficar alerta: como divulgou a Secretaria estadual de Saúde no mês passado, o percentual é de 2,4%. O estudo enquadra o Rio na zona de médio risco, que vai de 1% a 3,9%.

Márcia Ruiz conta que já tentou contato com os responsáveis pela manutenção do edifício na Ortiz Monteiro mais de uma vez. O descuido vem pelo menos desde o ano retrasado. Da janela de casa, ela vê o perigo:

¿ Nunca fizeram nada. A poça continua lá. Eu não tive dengue, nem minha filha, mas Laranjeiras é um bairro que tem infestação alta. Eu fico com medo ¿ diz a jornalista.

Claudio Rodrigues já sente um aumento na quantidade de mosquitos na Rua Marechal Mascarenhas de Moraes. Lá, o problema no Clube Radar se arrasta há três anos.

¿ O clube foi desativado, e, no primeiro andar, funciona apenas uma academia. O restante está abandonado, e fica aquela água empoçada. Deve ter quase três anos que eu reparo nisso. E aqui tem casos de dengue. No verão passado foi brabo. A gente fica tenso ¿ afirma o designer.

A Secretaria municipal de Saúde promete enviar uma equipe ao endereço de Laranjeiras para verificar a denúncia e orientar os responsáveis pelo local. O restante das denúncias também foi encaminhado ontem ao órgão.