Título: Do baixo clero
Autor: Camarotti, Gerson; Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 08/12/2010, O País, p. 14
Pedro Novais, de 80 anos, vai assumir pasta do Turismo
BRASÍLIA. O futuro ministro do Turismo, deputado Pedro Novais (PMDB-MA), é conhecido no Congresso como um dos mais fiéis sarneyzistas. Mesmo integrando o chamado baixo clero, Novais tem conseguido funções importantes na Câmara, especialmente na área econômica, e é um dos mais antigos titulares da Comissão Mista do Orçamento.
Em seu sexto mandato de deputado federal, Novais tem uma atuação discreta. Foi relator da Lei de Responsabilidade Fiscal, no início dos anos 2000, e integrou as comissões que trataram da criação do Fundo Social de Emergência (FSE), da CPMF (imposto do cheque) e da reeleição. Também participou das discussões das diversas propostas de reforma tributária que tramitaram no Congresso.
Advogado formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com especialização em Direito Financeiro (na Inglaterra) e administração tributária (nos Estados Unidos), o deputado circula entre as comissões de Constituição e Justiça (CCJ), de Relações Exteriores e de Finanças e Tributação.
Novais, de 80 anos, foi auditor fiscal do Tesouro Nacional e secretário de Fazenda do Maranhão por duas vezes (de 1975 a 1978 e de 1988 a 1990). Começou a carreira política nos anos 70, filiado à extinta Arena, passou por PMDB, PDC e PPR. Voltou ao PMDB em 1994. Natural de Coelho Neto, foi reeleito deputado federal este ano com 89.658 votos.
Ano passado, apresentou um projeto de lei determinando que os governos deem informações, mapas e publicações de interesse turístico em aeroportos, rodoviárias e estações ferroviárias. Disse ser comum os turistas não encontrarem nesses pontos informações para fazer roteiros de passeios.