Título: Dilma entrega também Turismo para Sarney
Autor: Camarotti, Gerson; Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 08/12/2010, O País, p. 14

Aliado do presidente do Senado comandará pasta; cota do PMDB inclui Moreira Franco na SAE e Garibaldi Alves na Previdência

BRASÍLIA. A presidente eleita, Dilma Rousseff, fechou ontem a equação mais difícil para formar seu primeiro escalão, com a indicação dos cinco nomes do PMDB para o seu Ministério. O partido aceitou a solução de Dilma, mas não ficou satisfeito. Os novos nomes do PMDB para o Ministério são os do senador Garibaldi Alves (RN) para a Previdência; do ex-governador Moreira Franco para a Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE); e do deputado Pedro Novais (MA), um dos mais fiéis aliados do senador José Sarney (PMDB-AP), para o Turismo.

Sarney terá dois nomes no primeiro escalão de Dilma, já que o senador Edison Lobão (MA) está confirmado para o Ministério de Minas e Energia. O quinto nome do PMDB é o do ministro da Agricultura, Wagner Rossi, que ficará no cargo. Até ontem à noite, Garibaldi era o único que não havia recebido o convite oficial de Dilma.

Nos bastidores, a cúpula peemedebista demonstrou insatisfação. Dirigentes da sigla disseram que o partido foi humilhado com a redução de espaço no governo: perderam pastas fortes, como Saúde, Integração Nacional e Comunicações. E foi compensado com pastas sem visibilidade, como Turismo, Previdência e a SAE.

Dilma escolhe hoje os ministros da cota do PSB

Dilma deve anunciar até o fim da semana uma parcela significativa do seu primeiro escalão, inclusive com os nomes de PSB, PP, PR e PCdoB. Dos 37 ministérios, a presidente eleita já tem nomes (confirmados ou não) para 24 ou 25.

Apesar do sentimento de que o PMDB foi menosprezado, a cúpula do partido decidiu aceitar a oferta de Dilma para não desgastar mais a relação.

- Era importante concluir as indicações para não expor o partido e a presidente Dilma. Fizemos um esforço para construir essa solução - disse o líder do PMDB, senador Renan Calheiros (AL).

O exemplo da dificuldade para fechar os ministérios do PMDB ocorreu com a indicação de Garibaldi Alves para a Previdência. Na véspera, o nome sugerido por Dilma foi o do senador eleito Eduardo Braga (PMDB-AM) - uma forma de evitar o veto para a indicação do senador Alfredo Nascimento (PR-AM) para o Ministério dos Transportes. Os dois amazonenses são inimigos políticos.

Com a resistência de Braga, o partido estava sem nome. Garibaldi disse então que aceitaria ficar com a Previdência. O nome foi levado pelo vice-presidente eleito, Michel Temer, e Renan ao deputado Antonio Palocci (PT-SP), futuro chefe da Casa Civil, e anunciado pelo Twitter do deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), primo de Garibaldi.

Dilma se concentrará hoje na escolha de nomes para as três pastas do PSB, em reunião na Granja do Torto com o governador Eduardo Campos (PE): Integração Nacional, Secretaria Nacional de Portos e o futuro Ministério das Micro e Pequenas Empresas.