Título: Bancada do PT pressiona por mais cargos
Autor: Doca, Geralda ; Lima, Maria
Fonte: O Globo, 08/12/2010, O País, p. 15

Deputados cobram de presidente do partido dois ministérios

BRASÍLIA. Além do PMDB, o PT também vive um clima de insatisfação com o seu espaço no Ministério de Dilma Rousseff. O presidente nacional do partido, José Eduardo Dutra, gastou muita saliva ontem para acalmar a bancada petista na Câmara, que, em reunião, bateu forte na tecla de que é preciso garantir para o PT as pastas de Saúde e Cidades, esta última já negociada para o PP. Os deputados alegam que o partido perdeu o Turismo e, como compensação, esperavam o Ministério das Cidades. Os parlamentares também reclamaram que estão com pouca interlocução com a presidente eleita.

Em seu discurso para a bancada, Dutra disse que o Ministério da Saúde não deveria ir para o PMDB, e estava em aberto; mas Cidades, irá para o PP. Ele afirmou também que o PT não terá menos espaço do que o ocupado no governo Lula. Para explicar como é difícil a formação do governo, Dutra disse que para cada nomeação, se agrada uma pessoa e desagrada a dez:

- A bancada não está nervosa. É natural que, neste momento de formação do governo, haja demandas legítimas nos partidos, e na bancada do PT também - disse.

A reunião foi marcada para tratar da sucessão do vice-presidente eleito, Michel Temer (PMDB), na presidência da Câmara; três petistas lançaram seus nomes: Marco Maia (RS), Cândido Vaccarezza (SP) e Arlindo Chinaglia (SP). Mas o que prevaleceu no encontro foi a choradeira dos petistas.

Nos bastidores, os petistas reclamam do "paulistério", lembrando que dos 12 ou 13 ministros do PT, oito são de São Paulo.

- A bancada não está sendo ouvida para nada - disse um petista, na reunião fechada.

- Os nomes dos ministros não foram discutidos com a bancada. Dutra cuidou mais de seus interesses pessoais do que dos interesses do partido - acrescentou outro.

Candidato a líder da bancada, o deputado Paulo Teixeira (SP) preferiu não ampliar a crise:

- O jogo está sendo jogado. Foram anunciados oito nomes, de 30 ministérios. Ainda há muita água para rolar, vamos fazer o debate necessário para que as preocupações da bancada sejam levadas à equipe de transição.