Título: Mantega já tem nome para assumir Aviação Civil
Autor: Doca, Geralda ; Lima, Maria
Fonte: O Globo, 08/12/2010, O País, p. 15

Ministro da Fazenda defende que a nova pasta fique com o atual secretário de Acompanhamento Econômico

BRASÍLIA. O atual secretário de Acompanhamento Econômico (Seae) do Ministério da Fazenda, Antonio Henrique da Silveira, é o nome mais cotado para assumir a nova Secretaria de Aviação Civil, que ficará diretamente subordinada à Presidência da República. A indicação é defendida pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, que ontem se reuniu com a presidente eleita, Dilma Rousseff. Após o encontro, Mantega almoçou com o secretário.

O economista está na Seae desde 2008 e tem participação em decisões estratégicas para o governo, como na questão do pré-sal. A secretaria vem participando de todos os estudos sobre o setor aéreo, a reestruturação da Infraero e a concessão de aeroportos, em parceria com o BNDES. Silveira já teria, inclusive, apresentado a Mantega um pacote de medidas para acabar com os gargalos no setor. Antes de ir para a Seae, Silveira trabalhou na assessoria econômica do Ministério do Planejamento.

A nova secretaria vai abrigar a Infraero, estatal que sairá da esfera do Ministério da Defesa e passará por uma reforma administrativa, como parte da preparação para a abertura de seu capital. Também será vinculada a essa secretaria a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Outro nome também cogitado para assumir a nova secretaria é o da atual presidente da Anac, Solange Vieira, cujo mandato termina no início de 2011. A indicação teria o apoio do ministro da Defesa, Nelson Jobim. Porém, fontes próximas à presidente eleita afirmam que Dilma não gosta da ideia, e o mais provável é que Solange seja reconduzida ao cargo na Anac.

COLABOROU Martha Beck