Título: Lula diz que não vai deixar herança maldita
Autor: Lima, Maria; Damé , Luiza
Fonte: O Globo, 04/12/2010, O País, p. 10
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem que não deixará "nenhuma herança maldita" para sua sucessora, a presidente eleita, Dilma Rousseff. Num discurso durante o III ºConferência das Comunidades Brasileiras no Exterior, realizada no Palácio Itamaraty, no Rio, Lula se intitulou como "presidente sainte" e aproveitou a ocasião para exaltar realizações do seu governo. Segundo ele, o país oferece hoje mais oportunidades do que muitos países ricos.
- Nós hoje temos alguns milhões de brasileiros morando no exterior. E hoje podemos dizer com muito orgulho que o Brasil oferece mais oportunidades do que alguns países que nós consideramos ricos, países do primeiro mundo. E certamente haverá espaço nas mais diferentes áreas para que os brasileiros possam voltar - disse o presidente - Sonho que não está longe o dia em que só estará no exterior o brasileiro que quiser. Não estará mais fora fugindo daquele tempo tenebroso em que passamos 20 anos sem gerar emprego neste país.
Lula disse que a presidente eleita Dilma Rousseff é uma das responsáveis pelo bom momento do país:
- Dilma será uma presidente que não receberá nenhuma herança maldita, como eu recebi, e como outros presidentes recebem mundo afora, porque a Dilma ajudou a construir o Brasil que ela própria vai defender.