Título: Para Mantega, crédito poderia passar do limite
Autor: Duarte, Patrícia; Batista, Henrique Gomes
Fonte: O Globo, 04/12/2010, Economia, p. 34

Temos de dar uma moderada", diz ministro

BRASÍLIA. As medidas anunciadas ontem para conter o crédito mostraram que as preocupações da equipe econômica com o aumento da inflação eram maiores do que fazia crer o discurso oficial. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, que vinha dizendo nas últimas semanas que a elevação dos preços no país era pontual por conta de alguns alimentos, ontem mudou o tom. Ele afirmou que a nova medida foi acertada e deve evitar que o crédito "passe dos limites".

- Acho que as medidas são muito boas, são muito acertadas. O aumento do compulsório tira um pouco de liquidez do crédito, que cresceu muito ultimamente. Temos de dar uma moderada para que ele não passe dos limites - disse o ministro.

Mantega reconheceu que as medidas devem encarecer o crédito para os consumidores:

- As medidas prudenciais também são importantes. Elas exigem mais capital dos bancos para operações de maior risco, de modo que, se houver algum problema, eles vão ter cobertura. É claro que isso vai encarecer um pouco o crédito, mas nesse momento em que há uma expansão, é oportuno fazê-lo.

O ministro negou que o governo esteja preocupado com a qualidade do crédito:

- Não é que (a qualidade) esteja preocupante , mas o crescimento foi muito forte. Hoje, o crédito já foi totalmente restabelecido depois do período pós-crise e temos de dar uma moderada.