Título: Relatoria do orcamento muda de novo
Autor: Paul, Gustavo
Fonte: O Globo, 10/12/2010, O Pais, p. 16
BRASÍLIA. A segunda substituição, em menos de dois dias, do relator do Orçamento da União de 2011 foi negociada, até tarde da noite de anteontem, com o governo. Foi preciso ainda obter o aval do PMDB para um novo nome. A líder do governo no Congresso, Ideli Salvatti (PT-SC), deixou a relatoria menos de 24 horas após ter sido nomeada. Ela será substituída pela senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), que ainda precisa ser indicada para a Comissão Mista de Orçamento, da qual não faz parte.
A justificativa oficial é que Ideli deixou a relatoria porque foi anunciada como futura ministra da Aquicultura e Pesca. Mas, na Comissão Mista de Orçamento, havia resistências ao seu nome desde terça-feira, quando o senador Gim Argello (PTB-DF) renunciou ao cargo por causa das denúncias de que emendas apresentadas por ele tiveram as verbas repassadas a empresas fantasmas.
Segundo parlamentares governistas, a resistência vinha do PMDB do Senado, que preferia o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) para o cargo. O estilo ¿briguento¿ de Ideli preocupa peemedebistas e outros aliados do governo, que temiam por confusões capazes de comprometer a votação do Orçamento.
Na quarta-feira, o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, alertou os aliados no Congresso sobre a necessidade de nova mudança na relatoria, diante da insatisfação do PMDB.
Serys foi bem aceita. Ela já foi foi relatora da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2009. Está em Cancún (México), onde participa da Conferência da ONU sobre mudanças climáticas, e já foi contactada por Padilha e pelo ministro do Planejamento, Paulo Bernardo