Título: Camara; PT indicara candidato
Autor: Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 10/12/2010, O Pais, p. 17

O vice-presidente eleito e presidente do PMDB, Michel Temer, e o presidente do PT, José Eduardo Dutra, formalizaram ontem o acordo que garante aos petistas indicar para o próximo biênio o candidato a presidente da Câmara, com apoio do PMDB. O PT se comprometeu a apoiar um nome do PMDB para o comando da Casa para 2013 e 2104. Assim, sai da disputa o líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN). O desafio do PT agora é interno: apresentar um só candidato.

O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (SP), um dos três nomes colocados no PT, diz que, vencida a etapa da luta interna, tudo se encaminha para um candidato único na disputa.

¿ O Dutra e o Michel formalizaram o que já havia sido combinado. Agora estamos caminhando para ter um candidato único, sem disputa.

A bancada do PT na Câmara se reuniu esta semana com Dutra, para tentar avançar nas negociações, mas não houve acordo e nova reunião foi marcada para terça-feira.

Além de Vacarezza, outros dois deputados são pré-candidatos: o vice-presidente da Câmara, Marco Maia (RS), e o ex- presidente da Casa Arlindo Chinaglia (SP). Ex-presidente da Câmara, o deputado João Paulo Cunha abriu mão da disputa.

¿ É bem-vinda a ideia deles se entenderem. Defendo que se respeite o resultado das urnas e que o maior partido indique o candidato ¿ disse o líder do PSDB, João Almeida (BA), referindo-se ao PT.

No DEM, o deputado Ronaldo Caiado (GO) disse que o partido ainda vai se reunir para decidir se apoia o candidato do PT.