Título: MEC diz que ate 10 mil alunos podem ser convocados para refazer o Enem
Autor: Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 10/12/2010, O Pais, p. 17
Número definitivo deve ser fechado hoje; prova será realizada dia 15
BRASÍLIA. Cerca de 10 mil alunos podem ser chamados para fazer novas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), conforme estimativa do Ministério da Educação. Na fase final de análise das atas do teste anterior, o Inep pediu ao ministro Fernando Haddad estrutura para, se necessário, aplicar dez mil testes. O número definitivo deve ser fechado hoje. Terça-feira, o Inep informou que já tinha identificado 2.817 alunos que foram prejudicados por erros na prova anterior e que, por isso, terão que fazer novo exame.
¿ O Inep pediu para preparar provas para até 10 mil alunos. Isso quer dizer que pelo menos 9 mil alunos terão que fazer o teste ¿ disse um auxiliar de Haddad.
O MEC informou ainda que as provas serão aplicadas nas cidades onde moram os alunos convocados para o novo teste. Isso deverá acontecer mesmo se uma a cidade tiver apenas um aluno na lista da nova chamada. Até o momento, o ministério sabe que as provas terão que ser feitas em cidades de 17 estados. O Rio de Janeiro está fora desta relação: até o momento, não foram identificados estudantes do estado que tenham enfrentado problemas na primeira prova do Enem.
O Inep informou que as provas serão aplicadas a partir das 13h da próxima quarta-feira, dia 15. Os estudantes serão avisados por e-mail, sms (mensagens por celular) e telefone.
A confusão, que quase levou à anulação do exame deste ano, começou antes mesmo do fim das provas, no dia 6 do mês passado. Alunos notaram que as folhas de respostas estavam com os títulos das provas trocados. Um repórter vazou o conteúdo da prova antes do horário previsto para o encerramento do teste.