Título: Credito avanca 11,4% frente a 2009
Autor: Almeida,Cássia ; Ribeiro,Fabiana
Fonte: O Globo, 10/12/2010, Economia, p. 33

Setor, alvo de medidas restritivas do BC, só perde para o de extração mineral

A intermediação financeira ¿ fortemente representada pelo crédito ¿ subiu 3,1% de julho a setembro, frente aos três meses anteriores. Foi o segmento que, na série com ajuste, mais avançou no terceiro trimestre. Em relação ao mesmo período do ano passado, a alta é de 11,4%, atividade que só perdeu para o setor de extração mineral (16,6%). É justamente esse crédito que o Banco Central (BC) quer conter. Por isso, na semana passada, anunciou um pacote de medidas ¿ que inclui aumento dos compulsórios dos bancos ¿ que retiram dinheiro de circulação e encarecem os financiamentos para frear o consumo.

Dentro do grupo de serviços, a atividade foi um dos destaques, com alta de 11,4% frente a igual trimestre de 2009. Já na construção civil, que subiu 9,6% em relação ao terceiro trimestre de 2009, o crédito apresentou um crescimento nominal de 29,3%.

¿ O consumo das famílias de 5,9% foi favorecido pelo avanço de 10,2% da massa salarial real e pelo crescimento nominal de 17,1% do saldo das operações de crédito (do sistema financeiro com recursos livres para pessoas físicas) ¿ disse o coordenador de Contas Nacionais do IBGE, Roberto Olinto.

Segundo Eduardo Velho, economista-chefe da Prosper Corretora, o aumento do compulsório e outras medidas anunciadas recentemente pelo BC não serão suficientes para desacelerar o ritmo da atividade como desejado.

¿ Há necessidade de ajustarmos os instrumentos de política monetária e fiscal nos dois primeiros meses de 2011 para recolocar um crescimento mais próximo do seu potencial e a taxa inflacionária no nível da meta central, mesmo que em 2012 ¿ disse Velho.