Título: Brasil deve superar Italia em 2011
Autor: Almeida,Cássia ; Ribeiro,Fabiana
Fonte: O Globo, 10/12/2010, Economia, p. 33
SÃO PAULO. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregará o país à sua sucessora, Dilma Rousseff, na oitava posição entre as maiores economia do mundo. Segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Brasil deve fechar 2010 com um PIB de US$2,02 trilhões, atrás de Estados Unidos, China, Japão, Alemanha, França, Reino Unido e Itália.
A pequena distância que separa o PIB brasileiro do italiano ¿ que deve fechar 2010 em US$2,07 trilhões ¿ e as expectativas para o crescimento dos dois países, segundo Alex Agostini, economista-chefe da Austin Ratings, devem fazer com que o Brasil ultrapasse a Itália em 2011, tornando-se a sétima maior economia no primeiro ano da nova presidente.
¿ As perspectivas de crescimento do Brasil são muito melhores e a troca de posições em 2011 será natural ¿ disse Agostini.
O economista destacou ainda o vigor de China e da Índia, cujos PIBs do terceiro trimestre subiram 9,6% e 8,9% sobre o mesmo período de 2009, enquanto o Brasil cresceu 6,7% nessa comparação. (L.R. e R. D.)