Título: Vaga de Dutra no Senado esbarra no PSB
Autor:
Fonte: O Globo, 09/12/2010, O País, p. 12

Partido indicou Valadares para novo ministério, mas ele resiste ao cargo

BRASÍLIA. A presidente eleita, Dilma Rousseff, adiou para a semana que vem a definição da cota do PSB no seu Ministério. Está certo que o partido terá três pastas no primeiro escalão do governo, mas a escolha dos nomes não foi concluída. Principalmente porque o senador reeleito Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) resiste a aceitar um posto cobiçado por muitos em Brasília: o novo Ministério das Micro e Pequenas Empresas, que tem como principal atrativo o Sebrae.

A oferta a Valadares foi feita para levar ao Senado seu suplente do mandato conquistado em outubro, o presidente do PT, José Eduardo Dutra. A presidente eleita sinalizou que gostaria de ter o petista engrossando sua base aliada no Senado. Os outros dois ministérios do PSB serão o de Integração Nacional e o de Portos.

O terceiro ministério para o PSB só será formalizado se Valadares aceitar a pasta de Pequena e Microempresas.

Outro partido aliado ainda não resolvido é o PTB. Divididos durante a campanha entre Dilma e o tucano José Serra, integrantes da cúpula do PTB se reuniram ontem e decidiram brigar por duas pastas - e um deles seria justamente o de Pequena e Microempresas.