Título: Beto Richa dá secretaria para a própria mulher
Autor: Bayer, Heverson
Fonte: O Globo, 09/12/2010, O País, p. 12

Governador eleito do Paraná, tucano já havia confirmado também o nome do irmão

CURITIBA. O governador eleito do Paraná, Beto Richa (PSDB), anunciou o nome de mais sete secretários estaduais para a sua equipe, entre eles o de sua mulher, Fernanda Richa, para a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social. Richa já havia confirmado anteriormente o irmão, José Richa Filho, para a Secretaria de Infraestrutura e Logística. A assessoria de imprensa do governador eleito alegou que não há nepotismo na nomeação desses nomes, pois, como são cargos políticos, não há desobediência à súmula antinepotismo do STF, que proíbe na administração pública a contratação, sem concurso, de parentes de políticos no Legislativo, no Executivo e no Judiciário.

De acordo com a assessoria do governador eleito, os cargos ficam a critério de Beto Richa, que leva em consideração a competência individual.

Fernanda Richa é bacharel em Direito e presidiu a Fundação de Ação Social (FAS) de Curitiba durante cinco anos na gestão de Richa como prefeito de Curitiba, o Colegiado de Gestores Municipais de Assistência e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. José Richa Filho é engenheiro civil e foi diretor administrativo e financeiro do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Paraná e secretário Municipal de Administração da Prefeitura de Curitiba.

Para o presidente do PMDB-PR, o deputado estadual Waldyr Pugliesi, a nomeação não é errada. Quando Roberto Requião (PMDB) era governador do Paraná, Pugliesi também foi nomeado para a Secretaria dos Transportes do Paraná, mesmo sendo sobrinho do então governador:

- Tendo parentesco, o compromisso é maior. O PSDB, no governo Requião, na maioria das vezes foi contra as nomeações de parentes para o secretariado, por esse motivo a população e os políticos farão uma avaliação rígida sobre o trabalho de Fernanda e José Richa Filho.

Vinte pessoas já foram anunciadas por Richa. Entre elas, o ex-prefeito de Curitiba, Cássio Taniguchi (Secretaria de Estado do Planejamento), Faisal Saleh (Turismo), Ricardo Barros (Indústria e Comércio), Joel Yurk (Meio Ambiente), Paulino Viapiana (Cultura) e Reinaldo de A. César (Segurança Pública).

Especial para O GLOBO