Título: Leilão de linhas de transmissão atrai 14 grupos
Autor: Batista, Henrique Gomes
Fonte: O Globo, 09/12/2010, Economia, p. 29

Projeto vai custar R$785 milhões e abrangerá 6 estados

BRASÍLIA. Investidores de Brasil, China, Espanha e Portugal vão disputar, hoje, a licitação para a construção de nove subestações e 550 quilômetros de linhas de transmissão de energia que cortarão seis estados. Ao todo, 14 empresas foram habilitadas e estão divididas em dez consórcios. Os vencedores farão R$785,8 milhões em investimentos, que deverão gerar cerca de quatro mil empregos diretos.

O leilão de linhas de transmissão será realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), às 10h, na BM&F Bovespa, em São Paulo. Os linhões vão passar pelos estados do Rio Grande do Sul, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Pará. Elas estão previstas para entrar em operação em até 24 meses.

A chinesa Zhejiang Insigma United Engineering vai disputar um leilão no Brasil pela primeira vez, integrando um consórcio com a Procable Energia e a Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Eletrica (CEEE-GT). Outros competidores serão as subsidiárias do grupo Eletrobras (Furnas e Eletronorte), a Copel, a Taesa (subsidiária da Cemig) e a Cteep.