Título: Rio não cumprirá metas
Autor: Alencastro, Catarina
Fonte: O Globo, 09/12/2010, Ciência, p. 40

Cidade precisa cortar mais emissões

CANCÚN. Para reduzir suas emissões de gases-estufa em 8% até 2012, conforme prometido à população, o Rio de Janeiro terá que fazer bem mais do que anunciado, segundo levantamento apresentado ontem pela Coppe/UFRJ, em evento paralelo à Conferência do Clima das Nações Unidas.

O primeiro cenário leva em conta apenas ações já planejadas ou em andamento, como a construção do aterro sanitário de Seropédica, a criação de três linhas de corredores de ônibus exclusivos (os chamados BRTs) e a ampliação do metrô até a Barra. Nesse caso, seria possível reduzir as emissões em 7,4% em 2012, abaixo do compromisso assumido com a população.

No entanto, se novos esforços se somarem a estes, a redução chegaria a 11%. O esforço adicional seria aumentar a capacidade de armazenamento do aterro de Seropédica. Na área de transportes, que responde pela maior parte das emissões cariocas (37%), o estudo sugere que se aumente, até 2020, a capacidade para comportar 665 mil passageiros todos os dias. Também nos próximos 10 anos a prefeitura deveria construir 420 km de ciclovias. (C.A.)