Título: Policia caca FB em favela de Manguinhos
Autor: Mascarenhas, Gabriel
Fonte: O Globo, 11/12/2010, Rio, p. 18

Agentes detêm 10 homens, depois liberados, mas não acha o ex-chefe da Vila Cruzeiro

Policiais da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) fizeram ontem uma operação na Favela Mandela, em Manguinhos à procura de Fabiano Atanázio da Silva, o FB, ex-chefe do tráfico de entorpecentes na Vila Cruzeiro, que estaria refugiado na comunidade. Durante a ação, que mobilizou 50 policiais, dez homens foram detidos, mas liberados por falta de provas ou mandado de prisão. Entre eles estava um ex-morador da Vila Cruzeiro que cumpriu pena por tráfico. FB não foi encontrado

O delegado adjunto da DRFA, Fábio Ferreira, afirmou que o traficante esteve no Complexo de Manguinhos na última quinta-feira, uma semana após a entrada das forças policiais na Vila Cruzeiro. Segundo o delegado, ele usou a Mandela para se esconder temporariamente e depois escapar para outras comunidades da mesma facção criminosa. O traficante é um dos mais procurados no momento e teria fugido da Vila Cruzeiro pelo alto do morro, junto com comparsas.

¿ Hoje, ao fazer uma operação em qualquer favela dessa facção criminosa, o policial tem que prestar muita atenção, porque poderemos nos deparar com os fugitivos do Alemão e da Vila Cruzeiro ¿ disse o delegado.

A operação começou por volta das 10h. O helicóptero Águia e o carro blindado da Core deram apoio às equipes. Traficantes que estavam na favela correram com a chegada do helicóptero e, de acordo com a polícia, teriam escondido as armas. Muitos tentaram despistar os agentes saindo da favela de mãos dadas com mulheres. Na região que fica nos fundos da comunidade, oito homens foram detidos para averiguação e liberados em seguida.

Assim que entraram na comunidade, os policiais se depararam com uma boca de fumo ¿ na fuga traficantes deixaram para trás vários cigarros de maconha acesos. Os policiais acharam, escondida em um sofá que ficava nesse local, uma mochila com munição calibre 762. Na busca por esconderijos, os agentes revistaram becos e barracos que estavam fechados.

Durante a operação foram apreendidas oito motocicletas roubadas, quatro galões de cheirinho da loló, seis quilos de maconha, dois quilos de cocaína, grande quantidade de pedras de crack, uma espingarda calibre 12, três coletes à prova de balas, dois radiotransmissores e cadernos com contabilidade do tráfico. Todo o material foi levado para a DRFA.