Título: Pequenas joias do interior paulista
Autor: Ribeiro,Fabiana ; Balbi, Aloysio
Fonte: O Globo, 11/12/2010, Economia, p. 32

SÃO PAULO. Incentivos fiscais, preços convidativos de terrenos e, principalmente, a proximidade de grandes centros de consumo fizeram de dois pequenos municípios paulistas, Louveira e Jambeiro, importantes polos de negócios, e colocaram ambos na lista das dez maiores rendas per capita do país. São as únicas do grupo com perfil econômico diversificado.

Apesar de pequena, com apenas 5 mil habitantes, Jambeiro está localizada no eixo das rodovias Dutra e Tamoios, na divisa com São José dos Campos, o principal centro econômico do Vale do Paraíba. Sua localização atraiu nos últimos anos grandes empresas como Delphi Automotive e Globo Usinagens, fornecedoras de peças e partes para empresas como Embraer, GM, Volkswagen e Ford, além da petroquímica Revap, todas localizadas no seu entorno.

Louveira, situada na região de Jundiaí, no meio do caminho entre São Paulo e Campinas, e às margens das rodovias Anhanguera e Bandeirantes, transformou-se num importante centro de distribuição e produção de grandes empresas de consumo e varejo, como Procter & Gamble, Unilever, HP e Magazine Luiza. A cidade também sedia gigantes do setor de logística, como DHL e Ceva Logistics.

¿ A tendência é isso continuar a acontecer com pequenos municípios próximos a grandes centros econômicos. Porém, apesar de concentrar atividades produtivas, nem sempre a renda circula no município, mas no entorno, já que a maioria das pessoas trabalha nessas cidades mas não mora nelas ¿ afirmou Lígia Duarte, economista da Fundação Seade, órgão responsável pelos levantamentos estatísticos de São Paulo.

Segundo Fabiano de Sousa, gerente do Centro das Indústrias (Ciesp) de São José dos Campos, o que puxa o crescimento do PIB per capita em Jambeiro são 40 indústrias, que empregam mais de duas mil pessoas.

¿ Apesar de apenas 40% desses postos serem de moradores locais, o impacto no município é representativo -¿ diz.

Para Aparecido Franciscão, chefe de gabinete da prefeitura de Louveira, diz que os incentivos fiscais impulsionaram o crescimento:

¿ Louveira era um dos municípios mais pobres da região. Hoje, dos 37 mil habitantes, pelo menos 13 mil estão empregados aqui.