Título: Pacote com medidas de longo prazo sai dia 16
Autor: Costa, Donizeti
Fonte: O Globo, 11/12/2010, Economia, p. 36

Mantega diz que governo vai facilitar captação e baixar imposto para estimular financiamentos com custo menor

GUIDO MANTEGA: ¿Vamos mexer em tributação, em linhas¿

SÃO PAULO. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, confirmou ontem que o governo anunciará na semana um pacote de medidas para estimular o setor financeiro a alongar os prazos do crédito às empresas. E revelou até a data do anúncio: quinta-feira, dia 16. Segundo Mantega, as empresas têm dificuldade em conseguir dos bancos privados financiamentos mais longos, por isso o pacote deve trazer estímulos para que possam captar recursos no mercado com títulos que tenham também um horizonte mais longo para resgate.

¿ Nós vamos mexer em tributação, vamos mexer em linhas, vamos facilitar a captação, de modo que o setor privado vai ter mais crédito de longo prazo, a um preço mais baixo, para estimular os investimentos ¿ disse o ministro, após encontro com dirigentes da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), em São Paulo.

Mantega também deu a entender que o governo brasileiro não deverá comprar títulos da dívida pública de Portugal. Ele confirmou ter se encontrado com o ministro das Finanças português, Fernando Teixeira dos Santos, que teria pedido ajuda, inclusive com compra de títulos públicos, para que o país supere a crise fiscal que o atinge.

¿ Eu disse a ele que quem é responsável pela aplicação de reservas brasileiras é o Banco Central, com quem ele tem que conversar. E o BC tem critérios para locação de investimentos, só pode aplicar em títulos com determinado rating (classificação de risco). Encaminhei a questão ao BC ¿ explicou.

Depois, Mantega emendou:

¿ Eu disse a ele que o euro é que está em crise e que as soluções devem ser dadas de forma sistêmica, e não para cada país.

Questionado sobre a possibilidade, levantada por alguns analistas de mercado, de o governo não conseguir cumprir a meta de superávit fiscal este ano, Mantega garantiu que ela será atingida.

¿ Quem falou isso se equivocou redondamente. Estou dizendo que vamos cumprir a meta rigorosamente neste ano e nos próximos, enquanto eu estiver à frente da Fazenda. Eu sempre cumpri as metas ¿ afirmou.