Título: Na Bahia, exemplo bem sucedido de PPP
Autor: Oliveira, Eliane; Batista, Henrique Gomes
Fonte: O Globo, 12/12/2010, O País, p. 3

Hospital do Subúrbio foi inaugurado em Salvador depois de 20 anos sem novas unidades de emergência da rede estadual

SALVADOR. Elogiado pela presidente eleita, Dilma Rousseff, o Hospital do Subúrbio de Salvador começou o atendimento no dia 14 de setembro, mas ainda sem sua capacidade total. O hospital está preparado para atender 200 pessoas por dia na emergência e tem hoje 134 leitos para diversas especialidades, como clínica médica, clínica pediátrica, cirurgia geral de adultos e crianças, traumato-ortopedia (adulta e pediátrica), unidade semi-intensiva e UTI. Segundo o governo da Bahia, dentro de 180 dias mais 134 leitos serão inaugurados, totalizando assim 268.

O hospital é administrado como uma PPP, numa parceria entre o governo da Bahia e o consórcio Prodal Saúde S.A., que venceu a licitação. Nos primeiros meses de funcionamento, os pacientes sentiram os problemas de falta de leito, mas gostaram do fato de um novo hospital de emergência da rede estadual ter sido inaugurado em Salvador, o que não ocorria há mais de 20 anos.

A moradora do subúrbio ferroviário Araci Pereira precisava fazer um exame ginecológico, que já tentara marcar, sem êxito, no Hospital Santa Izabel (da rede privada) e por duas vezes no posto de saúde de Alto de Coutos, no subúrbio. Ela não conseguiu ser atendida no Hospital do Subúrbio, mas entendeu o motivo da situação.

- Explicaram que aqui é igual ao HGE (Hospital Geral do Estado), só atende caso grave. Vim por causa de um carro de som que passou lá no bairro falando que ia inaugurar e teria todos os médicos - disse a moradora de Vista Alegre.

- Mas estou satisfeita, porque me receberam bem - resignou-se.

Outra que procurou o hospital, Claudiene Santos de Jesus, 20 anos, levou a filha Jenifer, de 1 ano e 3 meses, que está com a pele empolada. A garota foi examinada, e a mãe, depois, levada ao serviço de assistência social, que a encaminhou à unidade de saúde mais próxima de sua casa, em Vista Alegre, capacitada para resolver o problema da criança.