Título: Pisando no acelerador
Autor: Rosa, Bruno; D'Ercole, Ronaldo
Fonte: O Globo, 12/12/2010, Economia, p. 41

NA ROTA DO CRESCIMENTO

Para atender alta na demanda, indústria faz hora extra e cancela férias coletivas de fim de ano

Depois de a economia brasileira ter crescido menos no terceiro trimestre, a indústria acelerou seu ritmo no fim do ano. De olho nas vendas de Natal, empresas dos mais variados setores têm corrido para atender ao aumento do consumo. Na nova programação, estão a suspensão das tradicionais férias coletivas, o adiamento da manutenção programada de máquinas (que também costuma ocorrer nessa época do ano), a criação de novos turnos e horas extras.

Normalmente, as indústrias param no fim do ano porque o varejo faz suas encomendas para o Natal só até outubro. O que é fabricado depois vira estoque e abastece as lojas nos primeiros meses do ano. Mas neste Natal será diferente:

- A dinâmica da economia hoje é outra, e exige produção neste período em que tradicionalmente há redução no nível de atividade industrial - diz Clemente Ganz Lúcio, diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese). - É uma novidade em certa medida muito boa, e os trabalhadores terão de se adaptar.

A novidade veio embalada no forte consumo das famílias brasileiras, que este ano, até outubro, já cresceu 6,9%, segundo informou o IBGE esta semana. Por causa disso, do ABC paulista ao polo industrial de Manaus, sindicatos e empresas negociaram folgas compatíveis com a realidade de cada setor. Em Manaus, as 200 empresas das áreas de eletroeletrônicos e duas rodas (motocicletas) e seus 30 mil trabalhadores acertaram um período menor de folgas, de apenas dez dias. E, segundo o sindicato local, as demissões em massa, que eram comuns nesta época, não aconteceram.

Folga só na véspera de Natal e Ano Novo

A fábrica da Sony em Manaus está operando em dois turnos, um a mais do que funciona normalmente. Benjamim Sicsú, vice-presidente de Novos Negócios da Samsung, ressalta que, com a economia mais aquecida neste trimestre, teve de abrir terceiro turno em algumas linhas, como celulares e o novíssimo tablet Galaxy:

- Este ano, já aumentamos a nossa mão de obra em 20%. Nossas fábricas estão em plena carga. O Galaxy, por exemplo, já falta em algumas lojas.

A fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo, no ABC, dará dez dias de folga, mas seus empregados já os compensaram trabalhando alguns sábados ao longo do ano. O mesmo fizeram os empregados da Embraer, em São José dos Campos, que também terão dez dias de folga. Na Ford, também no ABC, a linha de montagem de carros vai parar pelo mesmo período, mas o pessoal de caminhões só folgará nos dias 24 e 31.

- São as agruras do crescimento. É um problema bom, sinal de que as empresas têm de investir para atender ao crescimento da demanda - diz Sérgio Nobre, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Em Curitiba, cerca de 70% dos 50 mil metalúrgicos da região metropolitana vão trabalhar normalmente, sem as tradicionais férias coletivas. Entre as montadoras, apenas a Renault dará dez dias de folga. Volkswagen e Volvo, que empregam dez mil pessoas, só terão folgas nas vésperas do Natal e Ano Novo. O mesmo deve acontecer com os fabricantes de autopeças que as atendem.

- A maioria das empresas vai trabalhar normalmente no polo de Curitiba - diz Jamil D"Avila, secretário-geral do sindicato local.

E não é só nos bens de consumo duráveis - como eletrônicos e automóveis - que a indústria pisa no acelerador. O crescimento inesperado neste fim de ano pegou de surpresa a Limppano, fabricante de produtos de limpeza. A companhia, que tem 450 funcionários e fábrica na Pavuna, no Rio, transferiu a manutenção preventiva de suas máquinas, que sempre ocorre no fim deste mês, para março, durante o carnaval. Além disso, criou terceiro turno em novembro para diversas linhas, como a de esponjas, para poder acompanhar os pedidos dos varejistas.

- Dezembro sempre é um mês com vendas estáveis, mas este ano está diferente - diz Alex Buchheim, diretor industrial da Limppano.

Na Duloren, fabricante de lingerie, houve aumento da capacidade de produção, com a chegada de novas máquinas, e parte dos três mil funcionários está trabalhando aos domingos.

- Ano passado, começamos a fazer horas extras em novembro. Este ano, iniciamos já em setembro - diz Roni Argalji, sócio da Duloren.

Demanda sobe 15% em fábrica de jeans

A fabricante de jeans Lode, presente em 140 lojas multimarcas no país, abriu turno aos sábados, cuja produção acontece até o próximo dia 18. A CCM, que fabrica roupas de esporte para Renner, Avon e Hering, está fazendo hora extra desde novembro. Em dezembro, diz Kenia Cariello, diretora da grife, a empresa também passou a funcionar aos sábados:

- Meus pedidos aumentaram 15% este ano. Para não deixar a fábrica parada em dezembro, dividi a equipe em dois grupos, que saem em férias coletivas em períodos diferentes. Em 2009, não teve nada disso.

A Antilhas Embalagens, fornecedora de Boticário, Avon e Kopenhagen, por exemplo, elevou em 30% o volume de horas extras neste ano em relação a 2009. O setor de alimentos e bebidas também adota programação especial. A Chez Bonbon, com fábrica em São Cristóvão, decidiu, pela primeira vez, cancelar as férias coletivas este mês.

- Não vamos parar, pois vamos atender a todos os nossos clientes, que demandaram mais este ano. Isso porque já estamos fazendo hora extra desde outubro - diz Luiz Felipe Toledo, sócio-gerente da empresa.

A Vinícola Perini, que produz espumantes e fica em Farroupilha, no Rio Grande do Sul, aumentou em três horas a sua produção diária, em um ritmo que vai até o dia 30.

- No ano passado, não foi preciso ter hora extra, mas este ano a economia está muito aquecida, e não vou conseguir atender a todos - diz Franco Perini, gerente comercial da vinícola, que distribui para o Carrefour.

Mas, apesar do avanço, Ricardo Teixeira, professor da Fundação Getulio Vargas Management, o consumo segue sustentável:

- Não há bolha. O governo tem feito medidas para evitar um superaquecimento, como a restrição do crédito.