Título: Inflação na China é a maior em 28 meses
Autor: Beck, Martha
Fonte: O Globo, 12/12/2010, Economia, p. 42

Índice sobe a 5,1% em novembro. Analistas apostam em alta de juros

PEQUIM. Os preços dos alimentos voltaram a pressionar a inflação na China, elevando-a ao maior patamar em 28 meses. O índice de preços ao consumidor subiu para 5,1% nos 12 meses encerrados em novembro, puxado pela alta de 11,7% do grupo alimentos no período. No acumulado até outubro, o indicador estava em 4,4%. Diante desse cenário, dizem economistas, aumentam as chances de uma iminente elevação da taxa de juros, para conter a demanda aquecida.

Temendo a reação do mercado, o governo chinês escolheu um sábado, uma data pouco usual, para a divulgação do índice, de modo que os analistas pudessem digerir os dados. O anúncio veio um dia depois de o Banco Central chinês elevar o depósito compulsório dos bancos pela terceira vez em um mês ¿ com o objetivo de enxugar parte do excesso de liquidez da economia ¿ e se deu no fim de semana em que autoridades chinesas estão reunidas para discutir as diretrizes políticas para o próximo ano.

¿ Acredito que isso (a alta da inflação) significa que, muito provavelmente, a taxa de juros vai subir 25 pontos base até o fim do ano ¿ disse o analista da CLSA Andy Rothman.

Após a divulgação dos dados, o governo chinês emitiu comunicado dizendo que a inflação representa um pico e que a taxa anual cairá abaixo de 5% neste mês. Contudo, alertou que os preços continuarão altos no primeiro trimestre de 2011 e buscou acalmar investidores e analistas:

¿ Assim que todos os departamentos (estados) e regiões conscientemente implementem as 16 medidas elaboradas pelo Conselho Estatal para estabilizar preços, os preços se manterão estáveis no futuro próximo ¿ disse o porta-voz do Bureau Nacional de Estatísticas Sheng Laiyu.

O Conselho Estatal chinês está tentando conter a alta de preços com medidas como estímulos para aumentar a produção de hortaliças e outros alimentos. As autoridades dizem que a especulação também é, em parte, culpada pelo aumento de preços, e trabalham medidas para inibir a ação de especuladores.

Produção industrial sobe 13%; vendas no varejo, 19%

O Bureau Nacional de Estatísticas também informou que a produção industrial saltou 13,3% em novembro, na comparação com o mesmo mês do ano passado, recuperando-se de uma leve desaceleração em outubro. Alguns analistas esperavam índices mais modestos, segundo a agência de notícias Reuters. Os gastos de capital superaram as previsões, com alta de 24,9% nos primeiros 11 meses de 2010, ante igual período do ano passado.

E em um indicativo de que a China está lentamente mantendo sua mudança para uma economia mais puxada pelo consumo, as vendas do varejo subiram 18,7% em novembro frente a um ano antes.