Título: Jobim diz que força de paz entra em ação ainda este ano
Autor: Felix, Diogo
Fonte: O Globo, 12/12/2010, Rio, p. 32

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse ontem que a recém-criada força de paz para os complexos do Alemão e da Penha entrará em ação ainda este ano, possivelmente antes do Natal. Depois de participar da cerimônia de formatura de 195 guardas-marinha na Escola Naval, no Rio, Jobim afirmou que o efetivo e a data do início da operação serão decididos pelo Comando Militar do Leste, ao qual a força de paz ficará subordinada.

¿ Eu procuro não me envolver no aspecto operacional, mas creio que ela já estará em condições no dia 20 ou 21. O general Enzo (Peri, comandante do Exército) ficou de me dar uma visão global na segunda-feira (amanhã) ¿ disse o ministro.

A força de paz será composta por dois efetivos, um formado por militares e outro por policiais militares e civis. O primeiro atuará em ações de patrulhamento, revista e prisões em flagrante, ao passo que o segundo cuidará das missões de busca e apreensão.

Segundo Jobim, a duração da operação dependerá de sua própria eficácia, que será avaliada mensalmente pelo Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, juntamente com as autoridades estaduais e militares do Rio. Para o ministro, porém, a força de paz afasta o temor de oficiais do Exército e da Marinha de que os militares sejam ¿contaminados¿ por maus policiais, caso permaneçam nas comunidades por muito tempo:

¿ Se houver (algum desvio de conduta), ele será detectado, porque, ao lado dessa operação ostensiva, há uma operação de inteligência gerida pelas forças do estado. Então, nós temos condições de evitar esse tipo de ¿miscigenação¿.