Título: Lula: Dilma vai ter que fazer corte no Orçamento
Autor: Martin, Isabela
Fonte: O Globo, 15/12/2010, O País, p. 11

Presidente alerta que, se não houver enxugamento, petista não conseguirá evitar contingenciamento de verbas

SÃO JOSÉ DE PIRANHAS (PB). O presidente Lula afirmou ontem que, se o Congresso Nacional não aprovar os cortes no Orçamento propostos pelo governo, a presidente eleita, Dilma Rousseff, terá que contingenciar recursos em seu mandato. Segundo ele, quando pode o governo atende a reivindicações dos parlamentares por mais verbas. Mas, no momento, a realidade é diferente da teoria.

- Toda vez que o orçamento vai para o Congresso Nacional, normalmente os deputados querem mais verbas do que o governo previu. Muitas vezes nós atendemos. Mas, como a realidade, a prática é diferente da teoria. Quando chegar um determinado mês do ano, a presidente Dilma vai ter que fazer corte no Orçamento. Vai ter que contingenciar se não for real o aprovado com o arrecadado - disse Lula, que ontem visitou um canteiro de obras da transposição do Rio São Francisco em São José de Piranhas, na Paraíba.

"Quem manda em casa é a mulher"

O presidente disse que não é verdade que tenha muita gente da "turma do Lula" no governo da presidente eleita e que ela terá facilidade para dar continuidade ao seu programa de governo porque ajudou gerenciar.

- Não eram do governo do Lula (os ministros escolhidos). Era do governo dela. Ela se reuniu mais com o Guido Mantega, com o Paulo Bernardo e com a Miriam Belchior do que eu - disse, ao citar nomes do primeiro escalão de Lula.

O presidente tentou afastar especulações de que vai interferir no governo Dilma ao ser indagado por um repórter se era fácil mandar em mulher.

- Você sabe pela sua. Esse negócio de que mandar em mulher é fácil, cada um tem a sua experiência dentro de casa. A gente canta de galo na rua, mas quem manda em casa é a mulher. E, se vacilar, (ela) manda na rua também.

Depois de ouvir protestos da imprensa que foi proibida de se aproximar do local onde se reuniu com autoridades e discursou, Lula liberou o acesso aos jornalistas. Depois, em entrevista, disse que se sentia extremamente gratificado pela relação mútua de carinho.

- Não sei quantos presidentes da República tiveram o prazer de terminar o mandato com uma relação carinhosa como vocês têm comigo e eu tenho tenho por vocês.

Lula visitou ontem o túnel Cuncas I, que corta a Serra do Braga numa extensão de 15 quilômetros, passando por quatro municípios nos estados do Ceará e Paraíba. A obra consumiu três toneladas de explosivo.

Antes de visitar o túnel, Lula tirou fotos com operários da obra. De bom humor e quebrando o protocolo, ouviu um repente feito por Aluízio de Souza Coelho, e segurou o microfone para um popular que lhe agradeceu a primeira visita de um presidente a São José de Piranhas.

- Muito bem, Ribamar, festejou o presidente.