Título: Hillary Clinton virá para a posse de Dilma
Autor: Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 17/12/2010, O País, p. 14

BRASÍLIA. A vinda da secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, ao Brasil para a posse da presidente eleita, Dilma Rousseff, está praticamente confirmada. Os acertos foram feitos há dois dias, durante encontro entre o futuro ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, atual secretário-geral do Itamaraty, e o subsecretário para Assuntos Políticos do governo americano, William Burns.

Com a confirmação, a Casa Branca tenta quebrar o gelo nas relações com o Brasil. O esfriamento começou quando os EUA reconheceram as eleições de Honduras e piorou nas divergências em torno da política nuclear iraniana. Manteve-se com o vazamento, pelo site Wikileaks, dos telegramas de diplomatas dos EUA sobre representantes do governo brasileiro.

Segundo uma fonte da área diplomática, a visita de Hillary será "uma oportunidade de reaproximação". Esse sentimento teria sido também demonstrado por autoridades dos EUA em recentes contatos com o governo brasileiro, preocupadas com o fato de Dilma ter recusado o convite de ir a Washington, para um encontro com o presidente Barack Obama, antes de tomar posse.

O impasse sobre Honduras foi a primeira divergência entre Obama e o presidente Lula. O Brasil não reconheceu as eleições naquele país. No caso do Irã, Hillary atropelou, em maio, um acordo firmado por Brasil, Turquia e Irã. Outros pontos de atritos foram a negociação para que o Brasil não retaliasse os EUA em quase US$1 bilhão, por causa dos subsídios dados aos exportadores de algodão, e as barreiras ao ingresso de produtos brasileiros no mercado americano.