Título: Ibope: 62% esperam bom governo de Dilma
Autor: Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 17/12/2010, O País, p. 15

Índice de aprovação do presidente Lula chega a inéditos 87%; saúde, segurança e educação são os maiores desafios

BRASÍLIA. Pesquisa do Ibope, divulgada ontem pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostra que é grande a expectativa do brasileiro com o governo da presidente eleita, Dilma Rousseff: 62% dos entrevistados declararam que ela fará um governo ótimo ou bom. Para 19% dos entrevistados, a gestão será regular; 9% consideram que será ruim ou péssima; e 11% não souberam ou não quiseram opiniar. Comparativamente ao governo do presidente Lula, 18% acreditam que Dilma será ainda melhor; 58% avaliam que será igual a Lula e 14% pensam que será pior.

A avaliação do presidente Lula, que terminará o mandato em duas semanas, bateu novo recorde: seu índice de aprovação atingiu 87%, contra 85% registrados no último levantamento, em outubro. Os que desaprovam o presidente somam 10%. O percentual de eleitores que confiam em Lula também é recorde: 81%. O governo do petista, que em outubro era considerado bom e ótimo por 77%, agora tem 80% de aprovação; 16% o consideram regular e 4%, ruim ou péssimo.

Sobre os desafios que Dilma enfrentará, os entrevistados destacaram a melhoria e ampliação dos serviços de saúde, educação e segurança. Para os brasileiros, os serviços de saúde pública são apontados como o ponto mais negativo do atual governo: 54% desaprovam a condução. Em segundo lugar, em desaprovação, estão os impostos: 51% os consideram altos.

Após saúde, educação e segurança, os entrevistados apontaram mais quatro preocupações que devem ser tratadas como prioridades pelo novo governo, nesta ordem: combate à fome e à pobreza, combate às drogas, geração de empregos e combate à corrupção.

Para a maioria dos entrevistados (51%) a saúde deve ser a área prioritária. Para 11%, deve ser a educação; 7% responderam que é a segurança pública; 6%, o combate às drogas e igual percentual, o combate à fome e à pobreza.

Segundo o Ibope, de nove áreas avaliadas, sete tiveram variação positiva no governo Lula. Já saúde e impostos tiveram avaliação negativa. Pela primeira vez, a segurança pública destacou-se com aprovação: 49% dos entrevistados disseram que aprovam as políticas adotadas na área, contra 46% que desaprovam. Em relação à pesquisa anterior, a aprovação subiu nove pontos percentuais nessa área. O combate ao desemprego, com 66%, e o combate à fome e à pobreza, com 71%, são as áreas com maior aprovação.

Quando perguntados sobre quais os assuntos mais lembrados pelos eleitores sobre o governo Lula, 32% relataram a ação das Forças Armadas no Rio.

O Ibope ouviu 2.002 eleitores de 4 e 7 de dezembro, em 140 municípios, com margem de erro de dois pontos.