Título: Haddad, Lupi e Izabella são confirmados
Autor: Oliveira, Eliane; Lima, Maria
Fonte: O Globo, 17/12/2010, O País, p. 15

Dilma cancela presença em cúpula do Mercosul para finalizar montagem de equipe

BRASÍLIA. As difíceis negociações com PT e partidos aliados para concluir a formação de seu Ministério fizeram com que a presidente eleita, Dilma Rousseff, desistisse de participar ontem, ao lado do presidente Lula, da reunião de líderes do Mercosul e países associados, em Foz do Iguaçu (PR). Ela queria formalizar novos nomes de ministros antes da sua diplomação, hoje, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ontem, Dilma confirmou a permanência de três ministros: Fernando Haddad (PT) na Educação, Izabella Teixeira (sem partido) no Meio Ambiente e Carlos Lupi (PDT) no Trabalho.

Até às 17h de hoje, horário da cerimônia no TSE, Dilma tentará fechar o maior número possível de um total de 14 indicações ainda pendentes. Segundo fontes da equipe de transição, Dilma queria ir ao encontro do Mercosul. A desistência ocorreu momentos antes do embarque.

Estão empacadas as indicações para Saúde, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Agrário, Esporte, Cultura, Integração Nacional e Portos. Para Cidades, cota do PP, deverá ir Mário Negromonte, no lugar de Márcio Fortes. A criação de ministérios, como o de Micro e Pequenas Empresas, ficará para depois da posse.

Anteontem, o futuro ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, se reuniu com os governadores Eduardo Campos(PE) e Cid Gomes (CE) para acabar como impasse sobre a indicação do deputado Ciro Gomes para uma das duas pastas destinadas ao PSB. Sem sucesso. Caberá ao partido Integração Nacional e Secretaria de Portos e Aeroportos. Campos quer Ciro na Secretaria de Portos e Aeroportos, para que Fernando Bezerra Coelho vá para Integração. Ontem, Dilma conversou com dirigentes do PCdoB. Ela quer indicar a deputada eleita e ex-prefeita de Olinda Luciana Santos no Ministério do Esporte. Mas a cúpula do partido quer manter Orlando Silva.