Título: CPI da Pedofilia: Pará tem o maior número de casos
Autor:
Fonte: O Globo, 17/12/2010, O País, p. 16

Em três anos, comissão recebeu mais de um milhão de denúncias

BRASÍLIA. O relator da CPI da Pedofilia, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), disse ontem que o Pará é o estado mais preocupante em relação à grande incidência de crimes sexuais contra crianças e adolescentes. A CPI enviou um ofício à Secretaria de Segurança Pública e ao Ministério Público do Pará solicitando especial atenção para os casos de exploração sexual ocorridos nos municípios de Altamira, Portel, Breves, Muaná, Curralinho, São Sebastião da Boa Vista e Gurupá.

Esses municípios formam a chamada "rota da exploração sexual", onde há casos de famílias pobres que vendem suas filhas menores por uma ninharia. A CPI registrou casos de pedofilia em todos os municípios do Pará.

- O quadro é grave em todo país, mas no Pará o problema é mais ostensivo. A alegação das autoridades é que é um problema cultural, um argumento que não aceitamos. Há, no mínimo, leniência do Judiciário com esses crimes - afirmou Demóstenes, explicando que a CPI foi encerrada ontem mas poderá ser reaberta, se necessário.

Após três anos de funcionamento, a CPI acaba com cerca de 200 crianças e adolescentes ouvidas, dez prisões e cerca de um milhão de denúncias registradas, mas só 900 investigadas.