Título: Rosinha de volta à prefeitura
Autor: Bruno, Cassio; Damasceno, Natanael
Fonte: O Globo, 17/12/2010, Rio, p. 25

Retorno ao cargo foi garantido por liminar do TSE

CAMPOS. Rosinha Garotinho foi reconduzida ontem à noite ao cargo de prefeita de Campos, do qual fora cassada há seis meses, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A posse aconteceu na Câmara de Vereadores, aonde ela chegou em carreata. Irmão de Anthony Garotinho, Nelson Nahim, que até ontem era o prefeito interino, foi quem deu posse à cunhada. Com uma liminar concedida pelo ministro Marcelo Ribeiro, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tornando sem efeito a cassação, Nahim reassumiu a presidência da Câmara.

A liminar que garantiu a volta da ex-prefeita ao cargo se fundamentou na tese de que houve supressão de instâncias no acórdão que cassou Rosinha. Para o TSE, o TRE do Rio não poderia julgar o processo antes do parecer da primeira instância, que é a 100ª Zona Eleitoral de Campos. A acusação que levou à cassação foi de abuso de poder econômico e de uso indevido de veículos de comunicação com propaganda extemporânea (fora do tempo correto) nas eleições de 2008.

Segundo Rosinha, sua primeira medida será reunir o secretariado para se atualizar sobre os assuntos da prefeitura.

- Quero saber como a Secretaria de Saúde está enfrentando o combate à dengue. Tem o carnaval, que está em cima - exemplificou.