Título: TRE diploma os vencedores das eleições de 2010
Autor: Bruno, Cassio; Damasceno, Natanael
Fonte: O Globo, 17/12/2010, Rio, p. 25

Governador e vice tomarão posse no dia 1º de janeiro, um mês antes dos representantes do Poder Legislativo

O governador Sérgio Cabral e seu vice-governador, Luiz Fernando Pezão, receberam ontem à tarde o diploma para exercer o cargo nos próximos quatro anos. A cerimônia de diplomação, presidida pelo desembargador Nametala Jorge, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, aconteceu no Teatro Municipal. Apesar da presença de manifestantes na porta do teatro, protestando contra os salários pagos aos bombeiros e policiais militares, o clima foi de tranquilidade.

Além do governador e do vice, foram diplomados os senadores Lindberg Farias (PT) e Marcello Crivella (PRB) e os quatro suplentes ao senado, além dos 70 deputados estaduais e 46 deputados federais.

Cabral sai antes da diplomação de Garotinho

Cabral foi o primeiro a receber o diploma, mas logo deixou o teatro. Saiu bem a tempo de evitar a diplomação do ex-governador Anthony Garotinho, seu principal adversário político. Garotinho, que conseguiu derrubar em Brasília a condenação que o mantinha inelegível, foi o primeiro deputado federal a ser diplomado e fez críticas à Justiça.

Na terça-feira, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou que seja devolvido à primeira instância o processo no qual Garotinho tinha sido condenado por abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação. Com isso, a condenação foi anulada, e a ação será julgada novamente.

Apesar da críticas de Garotinho, o desembargador Nametala abriu a solenidade defendendo a legitimidade do processo eleitoral .

- Foi mais uma vitória cívica do povo brasileiro, que elegeu seus representantes a partir da livre manifestação da sua consciência e em clima de tranquilidade - discursou o desembargador.

PMDB tem a maior bancada na Assembleia Legislativa

Com a diplomação, fica cristalizada a formação das bancadas nas esferas estadual e federal. Na Assembléia legislativa do Rio (Alerj), apesar da perda de cinco cadeiras com relação a 2006, o PMDB continuará como a maior bancada, com 12 parlamentares eleitos. A segunda força política da Casa passa a ser o PDT, que elegeu 11 deputados, a maioria com ajuda de Wagner Montes, o campeão de votos da Alerj com mais 528 mil. Pelo PDT, foram eleitos ainda o ex-jogador de futebol Bebeto e a atriz Myrian Rios.

Quinta deputada estadual mais bem votada, com 117 mil votos, a filha do ex-governador Anthony Garotinho, Clarissa Garotinho (PR), também ajudou a ampliar a bancada do partido na Alerj. O PR terá nove deputados e a terceira maior bancada da Casa. Com relação a 2006, o PT perdeu seis cadeiras e terá a quarta maior bancada.

Sergio Cabral e Pezão tomam posse no dia 1º de janeiro, às 10h, em uma cerimônia na Alerj. Já os senadores e deputados federais e estaduais serão empossados apenas em 1º fevereiro.