Título: Polêmica sobre os cortes do PAC
Autor: Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 21/12/2010, O País, p. 3

No início deste mês, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou que haveria um ¿corte generalizado¿ dos gastos durante o governo Dilma Rousseff. Segundo Mantega, alguns projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) seriam prorrogados ou executados ¿mais lentamente¿.

O ministro disse ainda que não mexeria nos projetos que estão terminando este ano ou que pudessem ser concluídos em até um ou dois anos.

No entanto, no dia seguinte às declarações de Mantega, o presidente Lula afirmou que ¿nenhum centavo do programa¿ seria cortado, e ressaltou a importância do PAC comparando o programa ao ¿oxigênio que a gente respira¿.

De acordo com Lula, ¿se tiver que mexer alguma coisa vai ser em custeio e não em obras para investimento¿. Ele declarou também que Mantega, que será mantido no governo Dilma, já tinha tido que se explicar para ele e para a presidente eleita.

Depois do puxão de orelha, Mantega divulgou nota dizendo: ¿Em relação ao PAC, o ministro disse que a prioridade é terminar os que já estão em andamento, que levam um ano ou dois para terminar¿. Disse ainda que os novos projetos, previstos para 2011, começarão mais lentamente: ¿É mais uma questão de ritmo¿.