Título: Do armamento apreendido, 80% é produzido no país
Autor: Carvalho, Jailton de
Fonte: O Globo, 21/12/2010, O País, p. 10

Pesquisa mostra que mercado legal abastece o ilegal

BRASÍLIA. A chamada Pesquisa sobre o Mapa do Tráfico Ilícito de Armas no Brasil também derruba o mito de que as armas em poder do crime organizado no país são contrabandeadas do exterior. Pelo relatório, apenas 20% das armas apreendidas no Brasil são importadas. O restante, ou seja, 80% das armas recolhidas por algum tipo de ilegalidade são produzidas no Brasil. Para Rangel, a informação é importante porque indica a fragilidade do sistema de controle de armas no país, a cargo do Exército.

O resultado ainda mostraria, segundo Rangel, que é o mercado legal que abastece o mercado ilegal de armas. Essa foi uma das principais polêmicas surgidas ao longo da campanha pelo desarmamento. Pessoas contrárias a campanha alegavam que bastaria o controle das armas vendidas de forma ilegal para se controlar o comércio e, com isso, diminuir o poder de fogo do crime organizado. Para Rangel, o levantamento deixa claro que o mercado legal, por desvio e roubos, abastece o mercado ilegal.

Rio, SP e DF: maior esforço para controlar armas

A pesquisa apresenta ainda um ranking dos estados que mais se esforçaram para controlar as armas. Pelo estudo, São Paulo, Rio de Janeiro e o Distrito Federal estão no topo da lista das unidades da federação com os melhores sistemas de informações e controle de estoque de armas. A situação é crítica em Sergipe, Rondônia e Amapá. Uma versão parcial do relatório foi divulgada ano passado na Comissão de Segurança da Câmara. Agora, o relatório foi divulgado com informações de todos os estados.

A partir do relatório, o governo deverá elaborar políticas de controle de armas. Para o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, o levantamento é extremamente importante para se saber a origem e o destino das armas. O Brasil é em termos proporcionais, ainda, o quinto país em homicídios por arma de fogo. Em números absolutos, o Brasil é o país com o maior número de assassinatos com armas de fogo.

--------------------------------------------------------------------------------