Título: Viva Rio: 47,6% das armas ainda são ilegais no Brasil
Autor: Carvalho, Jailton de
Fonte: O Globo, 21/12/2010, O País, p. 10

Cerca de 14 milhões estão em poder da sociedade civil

BRASÍLIA. Relatório divulgado ontem pela ONG Viva Rio informa que 47,6% das armas existentes no país são ilegais. No total, haveria no Brasil cerca de 16 milhões de armas. Pelo estudo, produzido com informações dos governos estaduais, existem 7,6 milhões de armas em situação irregular e 8,3 milhões de armas com origem e posse devidamente legalizadas. Ao todo, são 15,9 armas em poder de forças de segurança, militares, empresas de segurança, cidadãos comuns e bandidos. É a primeira vez que uma ONG faz um levantamento sobre armas em todos os estados e no Distrito Federal.

- Temos quase 16 milhões de armas no Brasil. Cerca de 48% das armas são ilegais, ou seja, o Estado não sabe quem tem, quais são essas armas. Essas armas estão nas mãos de homens de bem, que nunca as legalizaram e também nas mãos da criminalidade - afirma Antônio Rangel, um dos coordenadores da Viva Rio responsáveis pelo levantamento.

O relatório mostra ainda que aproximadamente 14 milhões de armas estão em poder da sociedade civil e 2 milhões em poder de policiais e militares. Ou seja, 87% das armas pertencem a pessoas comuns, sem vínculos diretos com as atividades de proteção exercidas pelo Estado. Os dados colocam o Brasil bem acima da média mundial que é de 58% das armas em poder da sociedade civil.

- O Brasil é um país altamente armado - diz Rangel.