Título: Lula não será beneficiado
Autor: Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 16/12/2010, O País, p. 3

Em tom de brincadeira, presidente lamenta não ser atingido

BRASÍLIA. Em tom de brincadeira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou, ontem, que o aumento salarial para os parlamentares, o presidente da República e os ministros, aprovado pelo Congresso, não o tenha beneficiado.

- Estou lamentando, porque o Paulinho (deputado Paulo Pereira da Silva, PDT-SP) me disse que hoje o Congresso acabou de aprovar aumento para o presidente da República, os ministros... E o Lulinha aqui, ó... - afirmou o presidente, arrancando risos na plateia composta por representantes de movimentos sociais.

Em outra ocasião, o presidente Lula já havia reclamado dos parlamentares porque, em 2002, não reajustaram seus vencimentos. E em novembro passado ele já havia afirmado que considerava justo reajuste para o próximo presidente. Ontem, ele lamentou ter ficado de fora, mas não se queixou do próprio salário.

- O Lulinha não recebe, porque é só para a próxima legislatura. De qualquer forma, para quem ganhava como torneiro mecânico em São Bernardo do Campo, um salário de presidente até que ajuda - disse Lula, referindo-se aos atuais R$11,4 mil que recebe.

Em novembro, durante viagem a Moçambique, Lula já havia declarado que considerava legítimo o reajuste e chegou a criticar os parlamentares porque em 2002, antes de ele assumir seu primeiro mandato de presidente, aprovaram aumento para os deputados e senadores, mas não reajustaram os vencimentos do presidente e dos ministros de Estado:

- Fizeram uma sacanagem comigo em 2002. Aprovaram (aumento) só para a Câmara e para o Senado, e não aprovaram para o presidente da República. Eu não reclamei - relembrou o presidente, na ocasião.