Título: Cheguei com sorte!
Autor:
Fonte: O Globo, 16/12/2010, O País, p. 4
Tiririca visita Congresso enquanto deputados votam reajuste
TIRIRICA POSA no gabinete do deputado Sandro Mabel (sentado) e é observado por curiosos e funcionários
BRASÍLIA. O palhaço Tiririca, deputado eleito pelo PR de São Paulo, fez ontem sua primeira visita ao Congresso. De terno e gravata, ele chegou bem na hora em que os deputados estavam votando o reajuste de seus subsídios, de R$16,5 mil para R$26,7 mil. Indagado sobre o que achava do aumento, ele comentou:
- Acho bacana, legal. Cheguei com sorte!
Mas ele lembrou que ganha muito mais como comediante, atividade que pretende acumular com a vida parlamentar:
- Mas aqui o trabalho é sério. O palhaço fica lá fora.
De carona no sucesso de Tiririca, o líder do PR na Câmara, deputado Sandro Mabel (GO), comandou um grupo de cinegrafistas, fotógrafos e curiosos para exibir o palhaço por corredores, plenários e gabinetes. E Tiririca provocou alvoroço. No corre-corre, alguém perdeu um sapato, recuperado pelo próprio Tiririca e entregue ao dono. Perguntado se esperava uma recepção tão calorosa, Tiririca disse:
- Não esperava. Muito legal, muito bacana. Meio assustado, mas tudo bem.
No périplo pelo Congresso, Mabel entrou com Tiririca nos dois plenários, suspendendo temporariamente as sessões. Na Câmara, o deputado eleito subiu à Mesa e abraçou o presidente Michel Temer, interrompendo o discurso dele de despedida. Tiririca entrou ainda no gabinete do provável futuro presidente da Câmara, o petista Marco Maia (RS), que não estava.
- Estou morrendo de inveja, queria ter os mais de 1,4 milhão de votos que ele teve - confessou Mabel.
Tiririca estava podendo tanto que, na sala do deputado Inocêncio de Oliveira (PR-PE), assinou documento de apoio à permanência do pernambucano na futura Mesa da Câmara. Depois de quase perder o mandato por suspeita de analfabetismo, ele quis visitar a Comissão de Educação, e disse ser prioridade integrá-la.
Os jornalistas quiseram saber se ele já tinha aprendido o que faz um político, já que um de seus bordões era: "Você sabe o que faz um deputado? Eu também não. Vote em mim que eu te conto":
- Sim, com certeza. E vou aprender mais.
Tiririca disse que admira muito o presidente Lula. Indagado se gostava também da presidente eleita, Dilma Rousseff, ficou em dúvida:
- Ah! Vamos ver, vamos ver....