Título: Governadores tucanos fora da oposição
Autor: Oliveira, Eliane; Batista, Henrique Gomes
Fonte: O Globo, 16/12/2010, O País, p. 15

MACEIÓ. O presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), e oito governadores tucanos, reunidos ontem em Maceió, decidiram fazer uma "cooperação republicana" com a presidente eleita, Dilma Rousseff. Segundo eles, o papel de oposição será assumido pelos líderes tucanos no Congresso. Temas como a recriação da CPMF não entraram na pauta.

-- Não tem aliança branca. O PSDB é diferente. Diminuiu na Câmara, manteve-se estável no Senado e toma uma posição estratégica. Governador tem pauta de governo. Quem lidera a oposição são as lideranças e o Congresso - disse Guerra.

Os governadores evitaram falar em oposição:

- Oposição? Afasta de mim esse cálice. É uma relação harmoniosa com o governo federal, como tenho com os municípios do meu estado. Prefeito que não votou em mim não é meu inimigo - disse o governador Teotonio Vilela Filho (AL).

Vilela e os colegas Geraldo Alckmin (SP), Antonio Anastasia (MG), Marconi Perillo (GO), Simão Jatene (PA), Beto Richa (PR), Siqueira Campos (TO) e Anchieta Júnior (RR) assinaram a "Carta de Maceió", pregando uma "relação altiva e de respeito mútuo" com o governo federal.