Título: Políticos barrados pela Ficha Limpa serão diplomados
Autor: Ribeiro, Marcelle; Amorim, Silvia
Fonte: O Globo, 16/12/2010, O País, p. 15
Anthony Garotinho foi beneficiado, e Maluf pode garantir mandato
SÃO PAULO. Liberado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) da lista de políticos inelegíveis, o deputado federal eleito Anthony Garotinho (PR-RJ) será diplomado hoje, com outros eleitos. Não é o único caso de políticos que estavam barrados, muitos deles pela Ficha Limpa, e, às vésperas da diplomação, reverteram sua situação na Justiça Eleitoral. Há ainda quem aguarde julgamentos de recursos para garantir uma cadeira, como o deputado federal Paulo Maluf (PP-SP).
Pelo menos mais três casos de políticos enquadrados na Lei da Ficha Limpa que conseguiram o registro de candidatura são conhecidos: o deputado estadual Marcio Roberto da Silva (PMDB-PB), o do deputado federal Beto Mansur (PP-SP) e do deputado federal Eugênio Rabelo (PP-CE).
Essa lista pode crescer nos próximos dias: um grupo aguarda o julgamento de recursos no TSE. Os casos mais conhecidos são os de Maluf, do senador eleito Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), do casal João Capiberibe e Janete Capiberibe, do PSB, no Amapá, do deputado federal João Pizzolatti (PP-SC), e dos deputados eleitos pelo Rio Arnaldo Viana (PTB-RJ), Celso Jacob (PMDB-RJ) e Jorge Babu (PTN-RJ). O TSE está fazendo sessões extras para julgar até amanha os 17 recursos em pauta.