Título: Enem: abstenção superior a 50%
Autor:
Fonte: O Globo, 16/12/2010, O País, p. 15
Mais da metade dos 9,5 mil alunos convocados ontem não compareceu BRASÍLIA, CURITIBA e FLORIANÓPOLIS. Pouco mais de um mês após a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que registrou falhas de impressão, mais da metade dos 9,5 mil alunos habilitados a refazer a avaliação, ontem, não compareceu aos locais das provas. Segundo o Ministério da Educação, a abstenção foi um pouco superior a 50%. Os estudantes convocados pelo MEC foram prejudicados pelos erros de impressão no caderno amarelo, cujas reclamações ficaram registradas em ata pelos fiscais de prova. Não foram registrados incidentes nos 17 estados onde a prova foi reaplicada.
Paraná e Santa Catarina responderam por 60% dos estudantes que fizeram a nova prova. Só em Curitiba, onde 2,6 mil alunos foram convocados, houve salas de aula com 60% de abstenção. Em Florianópolis, numa sala onde 36 alunos deveriam ter feito a prova, só 12 compareceram.
Os alunos que faltaram terão o resultado da prova de 6 de novembro computado normalmente. Os resultados serão divulgados na primeira quinzena de janeiro. Os gabaritos das provas reaplicadas ontem serão divulgados no endereço eletrônico do Inep na próxima terça-feira, a partir das 18h.