Título: Senado aprova Tombini para comando do BC
Autor: Oswald, Vivian; Carneiro, Lucianne
Fonte: O Globo, 16/12/2010, Economia, p. 38

Novo presidente assume no dia 1º de janeiro. Bovespa recua 1,27% diante de maior preocupação com Europa

BRASÍLIA e RIO. O plenário do Senado aprovou ontem o nome de Alexandre Tombini para a presidência do Banco Central (BC) por 37 votos a favor e sete contra. Atual diretor de Normas e Organização do Sistema Financeiro da instituição, o economista foi escolhido pela presidente eleita, Dilma Rousseff, para suceder Henrique Meirelles no comando do BC.

Tombini assumirá o cargo no dia 1º de janeiro, após a posse de Dilma, e terá como primeiro e grande desafio monitorar com lupa os preços da economia. O mercado espera que, diante das insistentes pressões inflacionárias registradas nos últimos meses, o novo presidente do BC tenha de aumentar os juros já em sua primeira reunião à frente do Comitê de Política Monetária (Copom).

No último Boletim Focus, os economistas ouvidos pelo BC haviam reajustado de 5,20% para 5,21% suas estimativas para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A projeção da Selic para 2011 estava em 12,25%. A meta de inflação é de 4,5% com uma margem de dois pontos percentuais para cima e para baixo.

Tombini foi sabatinado no dia 7 na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e teve a indicação aprovada em votação secreta.

Ontem, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) recuou 1,27%, aos 67.870 pontos, influenciada pela preocupação com a economia mundial. A agência Moody"s alertou que a nota da Espanha está em revisão para possível rebaixamento. O volume negociado foi elevado, de R$8,5 bilhões, por causa do vencimento dos contratos de opções sobre o Ibovespa. Já o dólar fechou em alta de 0,35%, a R$1,701.