Título: Maluf: Justiça deste país funciona bem
Autor:
Fonte: O Globo, 18/12/2010, O País, p. 10

Deputado escapa da Ficha Limpa, mas é vaiado

SÃO PAULO. O deputado federal Paulo Maluf (PP-SP), reeleito, afirmou ontem que a Justiça brasileira "funciona bem", ao comentar a liminar concedida pelo ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Marco Aurélio Mello, que determinou sua diplomação. O parlamentar foi vaiado ao ser diplomado na Assembleia Legislativa de São Paulo.

A diplomação de Maluf só foi decidida na noite de anteontem, horas antes da cerimônia. O ex-prefeito teve o registro de candidatura negado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), que o enquadrou na Lei da Ficha Limpa devido a uma condenação por improbidade administrativa dada por colegiado no Tribunal de Justiça (TJ-SP). No entanto, a condenação foi derrubada esta semana pela 7ª Câmara de Direito Público, que o absolveu da acusação de superfaturamento na compra de frangos quando era prefeito da capital paulista, em 1996.

O ministro Marco Aurélio entendeu que se a condenação não existe mais, não há mais o motivo que fez o TRE-SP negar o registro de candidatura.

- Eu sempre disse que acreditava na Justiça e a Justiça fez justiça. A Justiça desse país, graças a Deus, é uma coisa que funciona bem, com muita coragem - afirmou Maluf. - Sinto-me glorificado - completou.

Para o ex-prefeito, a decisão da diplomação não veio em cima da hora.

- O processo (de superfaturamento na compra de frangos) é de 1996. Eu deveria ter sido absolvido em 1997, com todo respeito. Agora a decisão está feita e já disseram antes que decisão da Justiça você não comenta, você cumpre. Sou absolutamente inocente - disse Maluf.

Maluf não pareceu se importar com as vaias que recebeu na cerimônia. Na plateia também havia pessoas que aplaudiram o ex-prefeito, mas em menor número, e algumas chegaram a gritar "Paulo Maluf, eu te amo!".

Um pouco antes da diplomação do deputado, quando foi anunciada a diplomação do deputado federal eleito Protógenes Queiroz (PCdoB-SP), algumas pessoas presentes na plateia chegaram a gritar para ele: "Prende o Maluf!". Como delegado da Polícia Federal, Protógenes chegou a prender Maluf.

Paulo Maluf disse também que ajudou a construir a democracia no Brasil.

- A gente ajudou a construir a democracia nesse país, através da minha atuação para que o Legislativo, o Judiciário e o Executivo funcionassem - afirmou o parlamentar, que disse que vai continuar trabalhando e sendo "sincero nas suas afirmações".