Título: É o primeiro (diploma) de muitos que virão
Autor:
Fonte: O Globo, 18/12/2010, O País, p. 10

Tiririca é diplomado deputado

SÃO PAULO. Deputado federal mais votado do país, Tiririca (PR-SP) disse ontem que pretende focar sua atuação no Congresso nas áreas de educação e cultura. No entanto, ao ser diplomado em São Paulo, o humorista, cujo nome verdadeiro é Francisco Everardo Oliveira Silva, não soube explicar com detalhes suas ideias.

- Já passei algumas ideias para o pessoal. Vou trabalhar em respeito aos artistas circenses, aos ciganos, aos artistas em geral - disse Tiririca.

O humorista afirmou que está se preparando e estudando para assumir o cargo no ano que vem. Durante o processo eleitoral, ele foi acusado de ser analfabeto, e o Ministério Público o denunciou por entender que ele deu falsas declarações à Justiça Eleitoral afirmando saber ler e escrever. Entretanto, o deputado eleito, que teve 1,3 milhão de votos, foi absolvido.

- A gente está estudando a Constituição. Fui a Brasília conhecer os colegas. Tá tudo beleza. Acho que vou trabalhar pela educação e pela cultura - disse.

De terno, o humorista afirmou ter ficado muito nervoso por receber o diploma da Justiça Eleitoral:

- Estou muito nervoso, feliz e ansioso. É o primeiro (diploma) de muitos que virão.

Tiririca foi bastante aplaudido na cerimônia na Assembleia Legislativa de São Paulo, tanto no momento em que recebeu o diploma como quando foi citado pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), desembargador Walter Guilherme, que o cumprimentou em nome de todos os deputados federais eleitos.

O humorista disse que não pretende colocar nenhum parente para trabalhar em seu gabinete.

- Não pode, né? - afirmou.

Perguntado sobre os efeitos negativos que o aumento de 62% no salário dos parlamentares, aprovado nesta semana, pode ter na opinião pública, Tiririca reafirmou que chegou à Câmara em uma boa hora devido ao reajuste:

- Tô chegando agora, cheguei numa hora boa. Não tô por dentro deste negócio aí.